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Os golpes de fraudes bancárias têm aumentado cada vez mais, principalmente no meio digital. É muito importante ficar atento!

Não use redes de internet públicas e sempre ligue para o banco quando desconfiar de alguma situação, são as dicas para prevenir problemas futuros.

Veja a seguir, os golpes mais comuns e o que fazer para evitá-los:

Golpe no WhatsApp

Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp.

Com essas informações, os criminosos tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro.

Eles pedem o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular e têm acesso a contatos. A partir daí, enviam mensagens para eles, passando-se pela pessoa e pedindo dinheiro emprestado.

Golpe da troca de cartão

Golpistas que atuam como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

Esse mesmo procedimento acontece com golpistas oferecendo ajuda no caixa eletrônico. Eles se aproveitam de alguma dificuldade da pessoa para trocar rapidamente o cartão e olhar a senha.

Golpe do link falso

Ofertas muito atrativas chegam por e-mail ou redes sociais como iscas para que os usuários informem seus dados como número de CPF, conta, cartões e senhas.

Essas mensagens também podem instalar vírus e aplicativos que roubam seus dados por meio de links maliciosos, permitindo os golpistas acessarem todas as suas contas.

Golpe do boleto

O “golpe do boleto” é um tipo de fraude em que estelionatários alteram a linha digitada de boletos para desviar os valores pagos para contas fraudulentas.

Ao receber seu boleto, verifique com cuidado e veja no modelo abaixo as conferências que você deve fazer, mensalmente. Essa conferência vai te ajudar a identificar a fraude.

1. Código do Banco: Título do Banco Bradesco sempre começa com 237.
2. Agência: O código da agência. 
3. Código Cedente: Também conhecido como conta corrente
4. Valor do Documento: Deve ser igual ao valor do campo Valor Documento, logo abaixo do boleto, sem a vírgula e com zeros a esquerda.
5. Beneficiário: O mais importante, antes de pagar o boleto no site de seu banco, certifique-se de que o nome do beneficiário que apareça. Global Financeiro Ltda CNPJ 24.***.***/000*-7*

Como se proteger de fraudes bancárias?

A melhor forma de se proteger contra fraudes bancárias é a atenção e desconfiança.

Se terceiros oferecerem ajuda para usar o caixa automático, confirme se é um funcionário do banco, devidamente identificado, e nunca aceite ajuda de estranhos.

Em relação aos golpes digitais, alguns cuidados também são importantes para se evitar dores de cabeça.

Ao receber mensagens ou e-mails com links ou arquivos anexos, se não conhecer o remetente, desconfie, não clique no link, não abra o arquivo e entre em contato com o remetente. Ainda que este responda, verifique se é uma fonte confiável antes de clicar em qualquer link ou fornecer qualquer informação, ainda que sejam números enviados pelo próprio remetente.

E ao receber ligações de pessoas dizendo serem funcionárias do banco e pedirem seus dados pessoais, sigilosos e de segurança, nunca forneça, principalmente senhas e códigos de verificação, na dúvida entre em contato com seu gerente ou o responsável no banco.

  • Tome cuidado com e-mails, especialmente os que possuem arquivos anexados. Cheque se a mensagem foi enviada pelo banco antes de clicar
  • Quando for digitar a senha do cartão, verifique se ninguém está por perto observando
  • Nunca empreste seu cartão a terceiros
  • Não informe sua senha bancária por telefone
  • Utilize o caixa eletrônico do banco em horário comercial